Sobre o Cultura Sem Fronteiras

A Cultura compreende os comportamentos, tradições e conhecimentos de um grupo social, incluindo a gastronomia, o idioma, as religiões, a música, as vestimentas e as artes em geral. Ela pode ser entendida como uma rede de compartilhamento de valores de uma sociedade que criam uma identidade cultural. A Cultura é dinâmica e está sempre em transformação, graças a troca entre diferentes povos.

O “CULTURA SEM FRONTEIRAS” traz à luz essa troca de aspectos culturais, inspirada nos Refugiados que vivem no Brasil. É uma oportunidade de refletirmos sobre o aspecto multicultural trazido por milhares de homens, mulheres e crianças, que foram forçados a deixarem suas casas, em busca de um local que possam chamar de lar.

Nesse sentido, é importante conhecer as instituições que trabalham em prol da proteção desses grupos aqui no Brasil e pensarmos sobre a nossa responsabilidade, diante de pessoas que são “Gente como a gente”.

O Projeto “CULTURA SEM FRONTEIRAS tem seu alicerce em 3 pilares principais:

  • Informação
  • Empatia
  • Empoderamento

Este projeto convida o público a embarcar em uma viagem cultural com informações valiosas que estimulam a empatia – colocar-se no lugar do outro – e prepara o leitor para empoderar, acolher e agir em prol da causa: seja como voluntário, doador ou multiplicador, o mais importante é partir para a ação e apoiar a quem precisa, e precisa muito… sobreviver para recomeçar em uma terra nova, uma língua nova, um novo ofício, ou seja, são muitos desafios a serem vencidos, regados de muitas saudades, amizades e amores que ficaram para trás na sua terra natal…

O projeto é multiplataforma. É como um Storytelling, utilizando vários recursos interativos para apresentar o tema, entre eles: plataforma digital, vídeos, talkshows, podcasts, ações de capacitação, eventos, campanhas de doação e o livro “Refugiados e Migrantes – Gente como a gente”, que está sendo apresentado na versão digital como forma de democratizar o acesso e prevê a versão em espanhol, árabe e inglês.

Tanto o presente livro como o acesso à todas as atividades e produtos culturais do projeto será sempre gratuito e democrático!